Quem somos

Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo. Conheça a seguir um pouco da nossa história.

Nossa história

A história a seguir é um exemplo de até onde o trabalho, a vontade de progredir e a determinação podem conduzir uma empresa. É uma história que não tem fim, e que continua sendo escrita a cada dia.

THOMAZ GOUVEIA FILHO, proveniente da cidade de Funchal (Ilha da Madeira – Portugal) chega ao Brasil em 1929, a um pequeno povoado situado a Noroeste do estado de São Paulo, chamado José Teodoro.

Casa-se e tem cinco filhos, sendo que o segundo deles (o primeiro homem) recebe o nome de THOMAZ GOUVEIA NETTO, não imaginando que esse filho, anos de depois, levaria o nome GOUVEIA a uma altura nunca antes imaginada.

Em 13 de junho de 1945, o povoado de José Teodoro passa a se chamar, em definitivo, Martinópolis, em homenagem ao seu principal colonizador: João Gomes Martins.

Inicia-se então o primeiro comércio do Sr. THOMAZ: tecidos, zíperes, botões, entre outros. A segunda loja, vem algum tempo depois, comercializando materiais, sacos fechados, etc. A trajetória da Família GOUVEIA, no pequeno povoado é marcada pela participação ativa junto à comunidade. Na vida pública, elegendo-se vereador com a realização de obras de importância para a região.

Após se casar, começam a nascer os filhos. O EMPÓRIO NOSSA SENHORA APARECIDA, era pequeno para tantas pessoas, tantos sonhos e objetivos. Nosso patriarca começa a entender que estava chegando a hora de partir da aconchegante Martinópolis, em busca de realizações maiores.

A chegada em São Paulo, foi marcada por muito trabalho, logo na primeira loja, com os primeiros funcionários, toda a família trabalhava para o crescimento do pequeno negócio. Crescia também o respeito entre os fornecedores por aquela pequena ANDORINHA.

Sr. THOMAZ faleceu no ano de 1993, pouco depois de uma viagem a Martinópolis, onde fora homenageado por familiares, amigos e políticos.

Hoje, a realidade é muito maior que seu sonho, administrado por seus filhos, o pequeno comércio transformou-se em um Hipermercado, possuindo mais de 300 mil clientes em uma área confortável para compras, com shopping e 1.000 vagas cobertas de estacionamento. Gerando hoje, mais de 900 empregos diretos e facilitando a moradia de muitos de seus funcionários.

Esta é, resumidamente, a História do Andorinha Hipermercado.

Gouveia
Gouveia

Da chegada a São Paulo até os dias atuais.

Confira nossa galeria de imagens!

Ver galeria

Responsabilidade social

O Andorinha é uma empresa que preza pelo bem-estar das pessoas e do meio ambiente e, por isso, se preocupa com questões de responsabilidade social. Atualmente, colaboramos com mais de 30 instituições comunitárias, de interesse social e que não dispõem de recursos. Conheça alguma delas, abaixo.

CCIJ – Centro de Convivência Infância-Juventude

O Centro de Convivência Infância-Juventude Thomaz Gouveia Netto é uma associação civil, beneficente, sem fins lucrativos e sem vínculo político ou religioso.
Fundado em 21 de abril de 2002, tem como visão e missão anteder crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, visando seu desenvolvimento de forma a contribuir com a melhoria de suas condições de vida, numa perspectiva sócio educativa com as redes sociais existentes.

Saiba mais

Igreja da Natividade do Senhor

Mais que a casa do Pai, um lugar de encontro para que os moradores do Jardim Fontalis possam se reunir para rezar e estar na presença de Deus.

Atualmente, a comunidade está unida no propósito de terminar a construção da nova matriz da paróquia.

Saiba mais

Recanto Nossa Senhora de Lourdes

O Recanto Nossa Senhora de Lourdes da Obra Don Guanella chegou a São Paulo em 1966 para viver pelo amor às crianças, jovens e adultos portadores de deficiência. Através da promoção de atividades educativas, em seu amplo espaço, destinadas a favorecer o desenvolvimento da independência e a autonomia pessoal, o Recanto promove a inclusão dessas pessoas, nomeadas carinhosamente pelo Don Guanella de “bons filhos”, na sociedade de forma a contribuírem e se sentirem realizados.

Saiba mais

Paróquia Nossa Senhora da Consolata

Criada em 8 de dezembro de 1939 pelo arcebispo Dom José Gaspar d’Afonseca, a Paróquia Nossa Senhora Consolata que teve como sede a capela localizada no final da rua Alfredo Pujol, hoje esquina com a Rua Sóror Angélica, na Zona Norte de São Paulo, se destaca com suas atividades de evangelização, dentre elas a Caminhada da Esperança, o livro de Cantos, Coral e o Curso de Ministros da Comunhão.

Além das atividades religiosas para a comunidade, a paróquia conta com a Pastoral da Saúde, oferecendo assistência pastoral aos doentes e suas famílias, que hoje já chegam a 7 núcleos de apoio ao enfermo.

Saiba mais
parallax layer

SUSTENTABILIDADE

Coleta de Pilhas e Baterias

Pilhas e baterias são muito úteis no dia-a-dia. Mas elas contêm metais que, quando jogados na natureza, podem provocar danos à saúde e ao meio ambiente e, por isso, não devem ser misturadas ao lixo comum.
O Andorinha possui, então, coletores desses materiais a fim de contribuir para a gestão correta dos resíduos e a proteção ao meio ambiente, diminuindo o descarte indevido de materiais que podem ser reciclados ou que devem ter um destino final adequado.

Estação Reciclagem Andorinha

A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis.
A Estação Reciclagem do Andorinha está localizada no Piso 2, em frente as Lojas Marisa, e temos a cada dia mais orgulho da conscientização de nossos amigos clientes, que colaboram de maneira essencial para que possamos fazer nossa parte.

Coleta de Óleo

Como uma empresa do varejo alimentar, sabemos da dimensão do descarte incorreto do óleo de cozinha utilizado pela dona de casa, sendo hoje nossa Coleta de Óleo a mais considerável que realizamos em termos de volume. Um milhão de litros de água potável poluídos é o resultado do lançamento de apenas um litro de óleo comestível na rede de esgotos. Esta quantidade de água representa o consumo de uma pessoa durante 14 longos anos. Jogar óleo comestível usado no ralo da pia é comprometer seriamente nossos mananciais. O óleo de cozinha pode ser reciclado de diversas formas, como resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e, até mesmo, combustível.

Redução do Uso de Sacolas Plásticas

As sacolas plásticas descartadas incorretamente contribuem para poluir rios e mares, entupir bueiros e causar enchentes, consomem recursos naturais para sua produção e podem ser ingeridas por animais.
Sabendo disso, incentivamos nossos clientes a uma mudança de atitude em buscar alternativas mais sustentáveis, encontrando em nossa loja, além de sacolas reutilizáveis, uma grande distribuição de caixas de papelão gratuitas, disponibilizadas nos check outs e pela loja, o que acabou se tornando uma opção ainda mais prática para os clientes na hora de empacotar e descarregar suas compras.

Recursos Naturais

Campanhas internas de conscientização.
Faz parte do dia-a-dia do Andorinha Hipercenter a realização de campanhas internas para redução do consumo de água e energia informando quanto aos impactos que o consumo não racional pode ocasionar tanto pontualmente quanto globalmente. Dentre as ações temos banners explicativos, anúncios no alto falante da loja sobre a importância da conscientização e dicas rápidas para economizar tais recursos naturais.

Andorinha Verdejando

Nada mais palpável para refletir sobre a proteção ao Meio Ambiente que colocando as pessoas em contato direto com a natureza. Em 2014 o Andorinha lançou um Projeto especial com mais de 100 funcionários envolvidos, o “VerdejANDO”.
A ideia é disponibilizar vasos, sementes, adubo e kit de jardinagem para que sejam cultivados a cada dia por nossos colaboradores participantes, unindo interação com os mesmos, terapia da jardinagem e conscientização de proteção ao Meio Ambiente.

O Projeto Verdejando está situado na Área de Descanso dos Funcionários, uma ação exclusiva para nossos amigos colaboradores.

Produtos Orgânicos

Integrar comportamentos cotidianos com a preservação do meio ambiente pode ser uma prática saudável e muito saborosa. Nossa variedade de produtos orgânicos de alta qualidade evita o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. A produção orgânica permite, além de alimentos mais saudáveis, frescos e naturais, uma maior preservação do solo, que fica mais fértil e livre de toxicidades, em um manejo sustentável do meio ambiente de forma equilibrada, facilitando a preservação e a harmonia de todos os elementos da natureza entre si e garantindo a saúde do homem.
Dentre nossos fornecedores de orgânicos, citamos os produtos: açaí, açúcar, achocolatado, água de coco, alimento infantil, amaranto, arroz integral, aveia, azeite, bebida de arroz e aveia, café, calda de agave, cereais, chás, cookies, cortes de frango orgânicos, farinha de soja, farinha de trigo, geléia, leguminosas, manteigas, mingau, molho de tomate, quinoa, requeijão, soja em grão e sucos.